quarta-feira, 28 de abril de 2010

O maior fracasso do marketing moderno completa 25 anos

Semana passada um dos maiores fracassos da história do marketing completou 25 anos. Foi no dia 23 de abril de 1985 que a Coca-Cola aposentou sua fórmula centenária e lançou a New Coke, com um sabor teoricamente mais próximo do gosto de seus consumidores.

A decisão parecia correta. A participação de mercado da Coca-Cola vinha caindo há 15 anos seguidos e sua rival, a Pepsi vinha, ao contrario, ganhando terreno. Uma pesquisa de sabor, feita com mais de 200 mil pessoas, mostrou que 55% delas preferia a nova Coca à original. Por tudo isso, nada mais natural que sacudir a poeira e arriscar tudo numa mudança para adequar o refrigerante ao gosto dos seus consumidores.

Mas o resultado foi um desastre. Para você ter uma idéia, a empresa passou a receber uma media de 1.500 telefonemas diários com reclamações de clientes. As latas da velha Coca-Cola passaram a valer uma fortuna no mercado negro. Resultado? No dia 11 de julho daquele ano, menos de 3 meses depois do lançamento da New Coke, a Coca original voltou ao mercado com o nome de Coca-Cola Classic.

Hoje a New Coke nao existe mais, a velha Coca ainda está por aí, firme e forte, embora com versões Light e Zero, para atender aos clientes preocupados com a forma. E essa história continua viva para mostrar que acreditar demais nas pesquisas e de menos no seu próprio produto pode causar problemas gigantescos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Excelente artigo, embora o contrario tb possa acontecer. parabens! Dani Rocha

vitoria disse...

Ola gostaria de saber se esses dados sao referentes ao Brasil ou aos Estados-unidos?

LUIZ ALBERTO MARINHO disse...

São referentes aos Estados Unidos, Vitória.

Anônimo disse...

Discordo quando você diz que deveria confiar mais no produto ao invés das pesquisas.

DEVE-SE SIM confiar nas pesquisas, mas nas pesquisas feitas DE FORMA ADEQUADA. Se o resultado foi contrário a realidade, quer dizer que a pesquisa foi mal feita!