Acontece desde ontem, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, o Web Expo Forum 2010, evento que se propõe a discutir a internet e como transformar as redes sociais em plataforma de negócio, para aproximar marcas e consumidores e gerar vendas.
Marcelo Albagli, diretor criativo da Canvas Webhouse, disse numa das melhores palestras de ontem que a presença das organizações nas redes sociais ainda é muito tímida. O maior obstáculo seria a dificuldade de medir os resultados. Mesmo assim, uma pesquisa da empresa americana ForeSee Results mostra que o Facebook é a melhor opção hoje para quem quer divulgar sua marca usando a web 2.0. Dos mais de 400 milhões de usuários ativos do Facebook, 80% são compradores assíduos do varejo online. Mas esse potencial é pouco explorado: somente 25% das maiores empresas americanas fazem ações de marketing no Facebook. As exceções são marcas como Victoria’s Secret e Starbucks, que usam o site para lançar produtos e promoções exclusivas.
Aqui no Brasil, o site de relacionamento mais forte ainda é o Orkut, que acaba sendo a melhor opção para quem quer divulgar a marca. Foi o que fez por exemplo o Comitê Olímpico Brasileiro, que em 2008, durante as Olimpíadas de Pequim, vestiu as páginas dos usuários brasileiros de verde e amarelo para aproximar a torcida dos atletas e incentivar os esportes olímpicos no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário