Muitos consumidores continuam dispostos a investir em bens duráveis neste início de 2010. Segundo o Índice Nacional de Confiança, divulgado na semana passada pela Associação Comercial de São Paulo, o percentual dos brasileiros das classes A e B que se sentem mais à vontade para comprar um carro ou uma casa nos próximos meses chegou a 44%. Na classe B esse índice foi de 35%.
Porém, independente da classe social do comprador, provavelmente a imensa maioria dos veículos adquiridos pelos brasileiros serão populares. Para você ter uma idéia, 52% dos carros vendidos no país possuem motor 1.0. Outros 46% contam com motor entre 1.0 e 2.0. Somente 2% são mais potentes do que isso. Os dados são da Anfavea - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
Se o mercado de carros novos é dominado pelos modelos mais baratos, o de usados segue o mesmo caminho. De acordo com a Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado de São Paulo, em fevereiro agora nada menos que 81% dos negócios realizados foram com carros populares.
Os incentivos oferecidos ano passado pelo governo para os modelos 1.0 certamente influenciaram bastante estes resultados. Porém, a verdade é bem mais simples: a maior parte da renda disponível para o consumo está hoje nas mãos da Nova Classe Media Brasileira. Por isso, produtos populares tendem a ser sempre líderes de mercado.
Um comentário:
Parabéns a equipe do Blog do Marinho pela matéria.Na verdade não,pois a realidade financeira da maior parte da população brasileira não permite a aquisição de carros importados ou modelos top de linha.
Carlos Vianna - Diretor comercial
www.autopecasrj.com
autopecasrj.wordpress.com
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