quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Somos mais de 66 milhões de internautas. Mas a propaganda online fica com apenas 2,8% das verbas

O total de internautas no Brasil já passa de 66 milhoes de pessoas. Isso significa que cerca de 1/3 da população tem hoje acesso a web em casa, no trabalho ou em locais públicos. Se considerarmos apenas os habitantes das grandes metrópoles, o percentual de acesso sobe para 54%. Uma novidade é o crescimento da conexão via celular, que já foi adotada por 14% dos internautas da classe A.

Nosso tempo de navegação também continua alto – cada brasileiro passa em média 44 horas todos os meses na frente do computador, bem mais que as 40 horas gastas pelos americanos, as 37 horas dos britânicos e as 31 horas que japoneses passam na internet.

Esses dados foram divulgados ontem, em São Paulo, pelo Ibope Nielsen Online, que avaliou também os investimentos das empresas nacionais em publicidade na web. Pois bem, em 2009 esses gastos cresceram 14% na comparação com 2008, puxados principalmente pelo mercado financeiro. Ainda assim, a propaganda online representa somente 2,8% do investimento total dos nossos anunciantes.

Também merece destaque a audiência dos sites de vídeos, amadores e profissionais, que atraíram em dezembro a atenção de quase 25 milhões de brasileiros. Isso representa algo em torno de 13% da nossa população, percentual bem inferior ao registrado em países como Venezuela, onde 39% dos habitantes entram em sites de vídeo mensalmente.

Um comentário:

Sylvio disse...

Também achei esta notícia meio paradoxal. Mas é isso aí, o Brasil é um país grande e muito heterogêneo, tudo demora a engrenar. Além de sermos um povo resistente a mudanças.

2,8% é ainda mais distoante quando você compara à Inglaterra, por exemplo, cuja verba é de 24% (o mesmo do meio TV).