Apesar da crise financeira global, a indústria da beleza continuou crescendo no ano passado nos 4 cantos do planeta. No Brasil, onde as turbulências se mostraram bem mais amenas, o cenário não foi diferente.
Dados da Associação Brasileira da Industria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos mostram que o setor faturou em 2009 12% mais que no ano anterior, já descontada a inflação. Para 2010 a previsão é de mais crescimento.
Assim como aconteceu em outros segmentos, foi o mercado interno que sustentou o consumo, com destaque para os produtos de higiene pessoal. Para você ter uma idéia, só a categoria de sabonetes faturou mais 27% em 2009, na comparação com 2008, com a ajuda essencial dos sabonetes liquidos, que começam a ser mais adotados pelos brasileiros. Já os cremes dentais apresentaram um aumento de quase 9% no volume vendido.
Mas os cosméticos, também fizeram bonito, vendendo mais 3% em volume em relação a 2008. Puxaram esse numero para cima as maquiagens, que cresceram 22% em volume e os esmaltes, cujas vendas subiram 15,6%.
No total, 58% das vendas do setor de beleza e cuidados pessoais são produzidas por produtos de higiene pessoal, 27% por cosméticos e 15% pelos perfumes, cujo volume de vendas subiu 3,5% em 2009 . Aliás, uma curiosidade – nada menos que 71% dos perfumes no Brasil são comprados na mão de consultoras, que fazem vendas diretas.
Um comentário:
Eu acredito que, mesmo se a crise global, a indústria da moda e da beleza vai continuar a crescer, porque é algo que as mulheres precisam se sentir bem. Mulheres renunciou outras coisas, mas não a beleza. Eles se importam de olhar bem a qualquer hora do dia.
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