Quando se fala em vendas diretas, você ainda pensa naquela vizinha que vende cosméticos de porta em porta? Porque se essa é a imagem que você tem desse setor, está na hora de mudar seus conceitos.
As vendas diretas vêm crescendo em ritmo acelerado no Brasil - somente no primeiro semestre de 2009, o faturamento gerado pelo exército de mais de 2 milhões de vendedores autônomos em atividade no país, aumentou 18% em relação ao ano anterior, batendo a marca de 9 bilhões e meio de reais em vendas. E olha, você não imagina a variedade de produtos que são vendidos de porta em porta. Eles vão desde cosméticos, produtos de higiene pessoal, artigos para o lar, até crédito pessoal e livros.
Aliás, as vendas diretas de livros andam bem aquecidas: segundo dados da ABDL, associação que incentiva a difusão da leitura, o segmento de porta em porta já ocupa a terceira posição entre os maiores canais de venda de livros, com cerca de 29 milhões de exemplares vendidos em 2009, atrás somente das livrarias e lojas virtuais. Para você ter uma ideia, as vendas diretas de livros totalizaram 682 milhões de reais em 2008, com destaque para os livros religiosos, que representam 45% do faturamento. As livrarias tradicionais perdem também para os vendedores autônomos, quando o assunto é dicionários e enciclopédias, que têm nada menos que 55% de suas vendas efetuadas de porta em porta.
Um comentário:
Unico blog que encontrei falar sobre o tema. Com o conteudo vou fazer uma redação para o colégio sobre leitura.
Valeu!
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