sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Quase 30 milhões de livros foram vendidos de porta em porta ano passado no Brasil

Quando se fala em vendas diretas, você ainda pensa naquela vizinha que vende cosméticos de porta em porta? Porque se essa é a imagem que você tem desse setor, está na hora de mudar seus conceitos.

As vendas diretas vêm crescendo em ritmo acelerado no Brasil - somente no primeiro semestre de 2009, o faturamento gerado pelo exército de mais de 2 milhões de vendedores autônomos em atividade no país, aumentou 18% em relação ao ano anterior, batendo a marca de 9 bilhões e meio de reais em vendas. E olha, você não imagina a variedade de produtos que são vendidos de porta em porta. Eles vão desde cosméticos, produtos de higiene pessoal, artigos para o lar, até crédito pessoal e livros.

Aliás, as vendas diretas de livros andam bem aquecidas: segundo dados da ABDL, associação que incentiva a difusão da leitura, o segmento de porta em porta já ocupa a terceira posição entre os maiores canais de venda de livros, com cerca de 29 milhões de exemplares vendidos em 2009, atrás somente das livrarias e lojas virtuais. Para você ter uma ideia, as vendas diretas de livros totalizaram 682 milhões de reais em 2008, com destaque para os livros religiosos, que representam 45% do faturamento. As livrarias tradicionais perdem também para os vendedores autônomos, quando o assunto é dicionários e enciclopédias, que têm nada menos que 55% de suas vendas efetuadas de porta em porta.

Um comentário:

Anônimo disse...

Unico blog que encontrei falar sobre o tema. Com o conteudo vou fazer uma redação para o colégio sobre leitura.

Valeu!