domingo, 3 de janeiro de 2010

Mercado publicitário deve crescer 3,5% em 2009 - você acha pouco?

Estimativas do Projeto Inter Meios, uma iniciativa do jornal especializado Meio e Mensagem, apontam para um crescimento de 3,5% nos investimentos publicitários dos anunciantes brasileiros em 2009.

Considerando que o varejo nacional, que é tradicionalmente o maior anunciante privado do país, deve crescer cerca de 6% no ano que acaba de terminar, isso pode parecer pouco. Se a gente comparar com 2008, quando o aumento dos gastos em publicidade no Brasil foi de 12,8% em relação a 2007, aí mesmo que pode ficar com a impressão de que a indústria da propaganda anda lamentando os resultados do ano passado.

Puro engano. Esses 3,5% acabaram sendo até comemorados. Para você ter uma idéia, de janeiro a outubro a elevação dos volume de investimentos em publicidade foi de apenas 0,7% na comparação com 2008. Culpa da crise, que assustou muita gente e fez setores importantes, como o mercado imobiliário, reduzir bastante suas campanhas.

A virada mesmo aconteceu no último trimestre, quando agências e anunciantes pisaram forte no acelerador para fechar 2009 com esse crescimento de 3,5%, que acabou sendo um desempenho bem razoável, diante das circunstâncias.

Para 2010, as previsões são bem mais otimistas. Consumo em alta, Copa do Mundo e eleições devem fazer com que o mercado publicitário volte ao patamar de 12% de crescimento.

Um comentário:

Pedro Bueno disse...

Tudo pode justificar, mas não foi a própria grande midia que apavorou a todos,com seus "analistas econômicos", paus mandados, que diariamente via tv ou jornais impressos, ficavam passando terrorismo?
Hoje até fico a pensar: Lula poderia ao deixar o governo, fazer propaganda de grandes lojas de verejo. Ele estimulou o consumo, mesmo contrariando Miriam Leitão e Sardenberg, além de outros mais. Dá para explicar?