Diga lá – para não precisar pagar por uma ligação de celular, você toparia escutar um anuncio publicitário? Essa questão está sendo proposta a partir de amanhã para cerca de 70 mil habitantes de Londrina, no Paraná.
A iniciativa é da empresa Freaksom, que patrocina esse teste de mercado com usuários de linhas pré-pagas, ou seja, justamente os mais sensíveis ao custo dos telefonemas. Vale lembrar que nada menos que 82% dos celulares no Brasil são pré-pagos.
A coisa funciona assim – se você concordar em ouvir um anuncio de 30 segundos, ganha um minuto de conversa grátis. Parece bom negócio, nao? Se tudo der certo, a proposta será estendida a outras cidades do Sudeste no primeiro trimestre de 2010 e ao resto do pais até o fim do ano que vem.
E as chances de dar certo são grandes. Primeiro porque hoje, segundo o IBGE, mais da metade da população possui um celular. Depois, porque os anunciantes precisam complementar suas estratégias de mídia para atingir os consumidores durante os deslocamentos, cada vez mais demorados, pelas cidades.
Finalmente, essa idéia tem tudo para dar certo porque os brasileiros de baixa renda estão abertos a ela. Pesquisa feita este ano pela Gouvêa de Souza mostrou que 1/3 dos membros da Classe C e 2/3 dos que formam a classe D seriam receptivos à propaganda pelo celular. E esses são justamente os maiores clientes dos telefones pré-pagos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário