quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

IBGE | Desocupação em baixa e salário em alta no Brasil

O IBGE divulgou agora de manhã a taxa de desocupação da população das 6 principais regiões metropolitanas brasileiras em dezembro. O índice ficou em 6,8%, igual ao de dezembro de 2008 e o menor do ano passado.O menor percentual foi registrado em Porto Alegre, onde somente 4,3% dos habitantes estavam em busca de emprego em dezembro passado. Em Belo Horizonte a taxa foi de 5,1%, no Rio 5,4% e São Paulo 7,5%. Quem destoa é Salvador, onde quase 11% dos soteropolitanos estão desocupados.

A taxa média de desocupação em 2009 ficou em 8,1%. Para dar uma idéia de como esse numero é positivo, basta dizer que em 2003 o percentual era de 12,3%. Ou seja, nesses 6 anos o total da população ocupada nessas 6 cidades cresceu 14%.

Outro dado interessante divulgado hoje pelo IBGE é o que mostra que continua crescendo a quantidade de mulheres no mercado de trabalho. Hoje 45% dos nossos trabalhadores são do sexo feminino.

Além de mais gente trabalhando, outra boa notícia divulgada pelo IBGE foi sobre o tamanho dos salários. O rendimento médio do trabalho em dezembro, nas 6 regioes metropolitanas, ficou em mil trezentos e quarenta e quatro reais. Em São Paulo ele chegou a mil quinhentos e quatro reais. De 2003 a 2009 esse valor também cresceu cerca de 14%.

Com desocupação em baixa, renda em alta e confiança do povo no futuro, tudo indica que 2010 será mesmo um ano muito bom para o consumo no Brasil.

Nenhum comentário: