segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Elite econômica brasileira quer conveniência, é fiel às marcas e não se importa em pagar mais pelo que é bom

A elite econômica brasileira, apesar de pequena, ainda concentra uma enorme parte da renda disponível para o consumo no país. Para entender o que anda comprando esse grupo de endinheirados, o Ibope Inteligência fez uma pesquisa com internautas que representam os 5% com maior potencial de consumo no Brasil. Para essa gente, a internet é altamente confiável como fonte de informação. Basta dizer que nada menos que 91% dos entrevistados fazem pesquisas na web antes de fazer alguma compra. Além de informação, a internet se destaca também no quesito conveniência, na opinião de 82% desses brasileiros. Prova disso é a alta taxa de uso do internet banking, hábito de 63% dos homens e de 56% das mulheres entrevistadas.

A imensa maioria dos membros da elite econômica nacional acha que vale a pena pagar mais por produtos de qualidade e 70% deles costuma ser leal às marcas preferidas. O item mais desejado por esse grupo é o smartphone, que deve ser adquirido por 50% dos pesquisados nos próximos 12 meses. As mulheres cobiçam ainda produtos para a pele, computadores e roupas de grife. Já os homens sonham com celulares, computadores, perfumes e roupas. Vale dizer que metade dos rapazes entrevistados haviam comprado produtos para a pele para uso próprio e outros 35% adquiriram para dar de presente. O gasto anual deles nesse segmento é mais que o dobro que o das moças. Sinal dos tempos.

Nenhum comentário: