segunda-feira, 16 de novembro de 2009

TV, web e video games podem aproximar pais e filhos

Se a TV já tinha a fama de desagregar as famílias, a chegada da Internet e dos vídeo games ligou de vez o sinal amarelo dos psicólogos que orientam os pais de hoje em dia na educação de seus filhos. Porém, uma pesquisa recente do canal Nickelodeon feita nos Estados Unidos mostrou que toda essa preocupação pode ser exagerada. O estudo mostrou, por exemplo, que 82% das famílias entrevistadas assistem TV juntos e 77% vêem algum filme ao menos uma vez por semana. Tem mais – 41% dos pais escutam musica com seus pimpolhos e 36% brincam juntos no vídeo game.

Outra conclusão surpreendente da pesquisa é que pais e filhos tem mais coisas em comum do que as pessoas imaginam. 56% dos filhos com idade entre 8 e 21 anos gostam dos mesmos filmes que seus pais e 48% escutam as mesmas musicas. O levantamento nao se limitou a investigar o consumo de mídia das famílias americanas. Ele também descobriu que 83% dos pais gastam algum tempo todas as semanas simplesmente jogando conversa fora com os filhos e 86% jantam juntos pelo menos uma vez por semana.

A conseqüência é lógica – 66% dos pais com filhos entre 2 e 21 anos se sentem hoje extremamente próximos deles. Para efeito de comparação, apenas 25% dos avós entrevistados sentiam o mesmo em relação aos filhos. Ou seja, os adultos de hoje aparentemente aprenderam com os erros de seus próprios pais e decidiram fazer diferente.

Nenhum comentário: