sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Será o Natal das 'lembrancinhas'... nos Estados Unidos

Enquanto no Brasil os lojistas se preparam para um Natal quente, em todos os sentidos, nos Estados Unidos o clima é bem diferente. As previsões da NRF - National Retail Federation, a poderosa Federação do Comércio Norte Americano, apontam para um declínio de 1% sobre o faturamento do Natal de 2008, que por sua vez já tinha sido cerca de 3,5% pior do que o do Natal de 2007.

Mas por incrível que pareça, esse recuo de 1% previsto para as vendas do Natal está sendo visto com bons olhos pelos varejistas e economistas. Afinal, se considerarmos todo o ano de 2009, as vendas do comércio devem cair algo em torno de 3% na comparação com 2008. Isso significa que a crise estaria perdendo força.

Mesmo assim, pesquisas recentes mostram que nos EUA esse deve ser mesmo o Natal das pechinchas. Pesquisa divulgada pela NRF uma semana atrás mostrou isso claramente. Cerca de 2/3 dos entrevistados admitiram que os problemas na economia vão afetar seus planos para este fim de ano e nada menos que 84% disseram que vão simplesmente gastar menos. Tem mais - 56% dos consumidores americanos disseram que liquidações, descontos e preços baixos serão fatores decisivos na escolha de onde comprar os presentes de Natal. Ou seja, coisas como variedade de produtos, qualidade, conveniência e bom atendimento vão ficar mesmo para trás nesse fim de ano dos americanos.

Mas nem todos estão pessimistas. Curiosamente, o varejo online está apostando em bons resultados. Outro estudo, feito pelo Shop.org mostrou que a facilidade que a Internet oferece para comparação de preços e caça a ofertas está fazendo com que muitos consumidores preferam concentrar suas compras no comércio eletrônico. No Brasil, guardadas as devidas proporções, as vendas pela Internet também crescem em ritmo mais forte que o do varejo convencional.

Em resumo, tudo indica que neste fim de ano os papéis vão se inverter. Os consumidores americanos vão ficar com as ‘lembrancinhas’ e nós no Brasil devemos ter um Feliz Natal e, se Deus quiser, um bem próspero Ano Novo.

Um comentário:

Janaina Leite disse...

Na verdade observo que no Brasil o Natal também será de lembrancinhas.