quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Mais cautelosos, varejistas americanos reduzem os estoques para evitar descontos no Natal

A crise afetou de verdade o consumo dos americanos. Para você ter uma idéia, nada menos que 72% dos consumidores agora pechincham preços antes de comprar – há apenas 2 anos esse percentual era de 56%. Tem mais – 60% deles estão usando suas roupas mais vezes antes de mandar lavar, por economia.

A palavra de ordem nos Estados Unidos é ‘frugalidade’. Isso significa sobriedade nos gastos, algo bem diferente da ostentação e da gastança desenfreada de pouco tempo atrás. Aliás, os especialistas acham que vai levar pelo menos uns 10 anos antes que os americanos voltem ao padrão de consumo de antes da crise.

Mas se enganam os que pensam que por isso mesmo o Natal desse ano terá as mesmas espantosas liquidações vistas no Natal do ano passado, quando eram comuns descontos de até 70% nas boas lojas de departamento e butiques americanas.

Este ano, ao contrario, os varejistas estão menos estocados e devem manter cerca de 60% desse estoque nos seus centros de distribuição. Em 2008, apenas 20% do estoque ficou nos centros de distribuição, todo o resto foi para as lojas. Ou seja, em 2009 os varejistas vão direcionar os produtos para as lojas onde a demanda estiver sendo maior, o que certamente vai fazer com que as pessoas nao encontrem tão facilmente produtos nas prateleiras. Com isso, porem, os comerciantes querem manter suas margens num nível pelo menos aceitável.

Nenhum comentário: