quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Recessão transforma americanos em caçadores de ofertas


Ontem eu conversei aqui em Nova Iorque com Ali Velshi, âncora da CNN (foto), sobre a economia dos Estados Unidos. Ali me explicou que, em função da crise, os investimentos dos americanos desvalorizaram, assim como o preço de suas casas. Como se nao fosse o bastasse, seus rendimentos também diminuiram. Com tudo isso acontecendo ao mesmo tempo, foi inevitável o surgimento de uma profunda crise de confiança do consumidor.

Para você ter uma idéia, a taxa de desocupação nos Estados Unidos bateu a marca de 9,8%. No Brasil, em agosto esse percentual era de apenas 7,7%. Te mais - hoje as mulheres representam 50% da força de trabalho americana. Isso ocorre porque as profissões dominadas pelos homens, como o trabalho na industria, foram mais afetadas pela recessão do que áreas como educação e serviços de saúde, que são mais femininas.

Ali, porém, acredita que a recessão já faz parte do passado. Os preços das casas se estabilizaram, graças às linhas de financiamento subsidiado, e o mercado de ações também se recupera a olhos vistos.

Contudo, os americanos nao saem da crise da mesma forma como entraram. Ali conta que o sentimento de ‘frugalidade’ domina os consumidores. Se antes eles queriam exibir suas marcas de prestígio, hoje tornou-se chique mostrar para os outros quanto dinheiro eles economizaram comprando na promoção. Por isso, caçar ofertas virou o esporte favorito dos consumidores americanos.

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