segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Comer fora - necessidade, conveniência ou prazer?

Você almoçou fora hoje? SE a resposta for sim, isso significa que você está contribuindo para a expansão de um setor que não pára de crescer no Brasil: o da alimentação fora de casa, também chamado de food service.

Para você ter uma ideia, segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação, ABIA, o número de brasileiros que comem fora de casa cresceu quase 16% em 2008 e neste ano a expansão deve ser de mais 9%. Muito disso, acontece pela mudança de hábitos da classe C, que com renda maior passou a comer fora com mais frequência e também pelas mulheres, que estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho.

O setor de food service representa 22% das vendas da indústria alimentícia do Brasil, mas ainda estamos longe dos números de países ricos, como os Estados Unidos, onde o setor responde por 40% da venda de alimentos e representa um mercado de 200 bilhões de dólares - quase dez vezes maior que o brasileiro, que em 2008 gerou pouco mais de 58 bilhões de reais.

Aqui no Brasil, além daquela escapadinha para um misto quente e cafezinho na padaria, outros locais também caíram no gosto do consumidor, como redes de fast food e lojas de conveniência em postos de gasolina, onde a venda de alimentos já responde por 20% do faturamento.

Seja por falta de tempo, conveniência ou prazer, comer fora de casa virou uma rotina para os brasileiros, especialmente nas grandes cidades.

Nenhum comentário: