terça-feira, 8 de setembro de 2009

Renda para o consumo no Brasil cresceu 83% em 3 anos

Há 4 anos a financeira Cetelem e o Ipsos realizam uma ampla pesquisa no Brasil, para investigar o comportamento de compra e condiçoes de crédito dos brasileiros. O relatório referente a 2008 foi divulgado ontem, num evento promovido pela Infoglobo, no Rio de Janeiro.

Os dados mostram a consolidaçao da nova classe média brasileira. Para você ter uma idéia, entre 2005 e 2008 as classes A e B mantiveram o mesmo tamanho – representam 15% da populaçao. Porém, as classes D e E ficaram 11% menores e a Classe C ficou 11% maior. Ou seja, quase 20 milhoes de pessoas engordaram o segmento intermediário da nossa pirâmide social. Mais importante ainda que o inchaço da Classe C foi o aumento observado, em todos os extratos sociais, tanto da renda média familiar quanto da renda disponível - aquele dinheirinho que sobra depois que todas as despesas obrigatórias sao pagas. Nos últimos 3 anos, a renda disponível das famílias brasileiras para o consumo cresceu 83%, chegando hoje a R$ 251 mensais. Uma boa medida do efeito dos sucessivos aumentos reais no salário mínimo e dos programas sociais do governo é o crescimento da renda disponível na base da pirâmide - ela simplesmente triplicou entre 2007 e 2008.

Com tudo isso, nao surpreende que o valor médio das compras em supermercados tenha subido 90% no ano passado. Mas também compras supérfluas apresentaram elevaçao em 2008, com destaque para despesas com vestuário. Para 2009 a intençao de compra de bens duráveis continua alta, especialmente eletrodomésticos, móveis, celulares, computadores e viagens. Aliás, a maior parte dessas aquisiçoes será feita com a ajuda do crédito. A exceçao sao as viagens, que 63% dos entrevistados pretendem pagar a vista.

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