sábado, 5 de setembro de 2009

Consumidor brasileiro continua envelhecendo rápido

As empresas que se preparem – cada vez mais elas terão que vender seus produtos e serviços para uma população idosa no Brasil. Quem dá o aviso é o IBGE, que divulgou na semana passada um amplo estudo com indicadores demográficos e de saúde do país.

Para você ter uma idéia do tamanho da mudança, basta dizer que no ano 2000 só 13% dos brasileiros em idade ativa tinham 60 anos ou mais. Em 2050 a perspectiva é que esse percentual passe de 52%. Isso vai acontecer por conta de dois fenômenos simultâneos: os casais estão tendo menos filhos e as pessoas estão vivendo mais tempo.

Em 1950, a expectativa de vida dos brasileiros ao nascer era de 51,6 anos. Em 1991 esse número já tinha subido para quase 67 anos e em 2005 já passava um pouco de 72 anos. Pois bem, em 2030, os brasileiros devem em média viver até a idade de 78 anos e 4 meses.

Por outro lado, a taxa de fecundidade vem caindo rapidamente. Até 1960, cada brasileira tinha em média 6 filhos. Em 70 esse índice caiu pouco, para 5,8 filhos. Mas a partir daí a mudança foi espantosa. Em 2006, a taxa já era de 2 filhos por mulher. Até nas faixas de menor instrução a fecundidade baixou drasticamente, chegando à media de 3 filhos por mulher.

Com menos crianças e mais idosos no Brasil, o perfil do consumidor e suas necessidades tendem a se alterar. Por isso mesmo é bom que as empresas fiquem de olho vivo para nao perder o bonde dessas mudanças.

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