segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Apenas 7,5% das famílias brasileiras compram livros não didáticos

A Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro está mexendo com a Cidade Maravilhosa. Para você ter uma idéia, apesar de ter dado praia, mais de 100 mil cariocas lotaram o Riocentro neste final de semana, segundo os organizadores do evento.

Essa é uma ótima noticia. Porém, ainda temos muito o que avançar na tarefa de instalar o hábito da leitura no Brasil. A pesquisa "Livro no Orçamento Familiar", realizada com base em estudo do IBGE e divulgada semana passada, mostrou que apenas 7,5% das famílias brasileiras costumam comprar livros não-didáticos. O estudo mostrou ainda que jornais e revistas ficam com mais da metade dos quase R$ 5,5 bilhões gastos anualmente com leitura no país. Tem mais – no Brasil os livros não didáticos ainda sofrem com a fortíssima concorrência das fotocópias. Por incrível que pareça, do total de gastos com leitura no Brasil 10% vão para os livros nao didáticos e outros 10% para as fotocópias, você acredita?

Vale dizer que esses dados se referem à pesquisa de orçamentos familiares feita pelo IBGE entre 2002 e 2003. De lá para cá a renda dos brasileiros aumentou bastante e a capacidade de comprar livros também. Resta torcer para que o hábito de leitura avance na mesma proporção e que eventos como essa Bienal do Livro do Rio ajudem a garotada a redescobrir o valor de um bom livro.

Nenhum comentário: