segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Apesar de restrito, o mercado do luxo cresce no Brasil

Aconteceu na semana passada, em São Paulo, o Atualuxo 2009, mega evento dedicado ao mercado dos produtos e serviços dirigidos à elite da população. Apesar de poucos terem acesso às marcas de luxo, o setor deve alcançar em nosso país esse ano um faturamento total de USD 6 bilhões. Aliás, de acordo com pesquisa da GfK, o mercado de luxo deve crescer 8% este ano no Brasil, enquanto no resto do mundo as vendas devem cair 10%.

Em nosso país, ainda segundo a GfK, 2/3 dos consumidores do luxo tem entre 26 e 45 anos. Ou seja, são bem jovens. Nada menos que 63% deles são mulheres e 51% vivem na cidade de São Paulo. Outros 15% vivem no Rio e o restante está distribuído pelas demais cidades. Mais um dado impressionante: cerca de 50% dos consumidores do luxo fazem compras ao menos uma vez a cada 15 dias, levando para casa especialmente ítens relacionados à moda, como roupas e acessórios. Vale dizer ainda que mais da metade dos clientes das marcas de luxo no Brasil possuem pós graduaçao, mestrado ou doutorado, veja só.

Mesmo vendendo para um segmento tão pequeno, as marcas do luxo estão otimistas. Entre seus projetos para 2009 estão principalmente expandir o mercado alvo, abrir novas lojas e fortalecer a imagem da marca. Porque, afinal de contas, o que mais atrai os consumidores dessas marcas são fatores como exclusividade e glamour.

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