terça-feira, 15 de setembro de 2009

Super e hipermercados puxam as vendas e varejo brasileiro cresce 5,9% em julho

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comercio do IBGE, o volume de vendas no varejo brasileiro aumentou 5,9% em julho na comparação com 2008 e já acumula crescimento de 4,7% nos primeiros 7 meses do ano. Em São Paulo as vendas em julho subiram ainda mais: 8%. E na Bahia o índice chegou a 8,5%.

Esse bom desempenho se deve principalmente aos super e hipermercados, que elevaram em 10% o seu volume de vendas. Para entender o ótimo momento vivido por esse setor basta dizer que os preços dos produtos de alimentação no domicilio aumentaram somente 1,7% nos últimos 12 meses, bem menos que a inflação de 4,5% medida pelo IPCA. Alem disso, a massa de rendimentos dos trabalhadores brasileiros subiu 4,1% em julho, na comparação com julho do ano passado. Ou seja, com mais dinheiro no bolso e preços estáveis nos supermercados, o consumidor brasileiro fez a festa.

Também puxaram para cima as vendas do comercio os artigos farmacêuticos e de perfumaria, lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos e brinquedos e ainda equipamentos de informática e comunicação. Aliás, aqui também os preços baixos ajudaram a elevar as vendas – nos últimos 12 meses o preço médio dos computadores baixou 3,9% e o dos celulares 3,2%.

Quem continua desapontando é o setor de vestuário e calçados. O volume de vendas caiu mais 2,1% em julho, totalizando um recuo de 6,2% no ano. Isso ocorre em parte pela elevação dos preços bem acima da inflação – roupas e sapatos ficaram 7,6% mais caros nos últimos 12 meses, enquanto a inflação nao passou de 4,5%. Alem disso, muitos consumidores desviaram o dinheiro antes destinado a esses produtos para o pagamento das prestações de outras compras, para desespero de uma parte importante da indústria e do varejo.

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