Curiosamente, os super e hipermercados usam esses tablóides, que na prática são um tremendo veículo de comunicação com os consumidores e possuem tiragens maiores do que muitos jornais de prestígio, apenas para veicular ofertas. E isso, como a pesquisa mostrou, acaba favorecendo a infidelidade do consumidor. Afinal, estimula boa parte deles a comprar com base apenas no menor preço.
O Data Popular levantou ainda que 58% dos consumidores da base da pirâmide social brasileira preferem fazer compras em super e hipermercados, enquanto nas classes mais altas esse índice é de 70%. Já quando a gente fala dos mercadinhos de vizinhança esses números praticamente se invertem. Prova de que a conveniência, os preços competitivos e principalmente o relacionamento que os pequenos varejistas desenvolvem com o consumidor local contam muito.
Em resumo, a baixa renda aproveita as ofertas dos supermercados, especialmente aquelas incluídas nos tablóides, mas gosta mesmo é da vendinha da esquina. Já o consumidor de melhor poder aquisitivo, que prefere os supermercados, este liga menos para as ofertas dos tablóides.
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