sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Empregar vendedores idosos melhora o atendimento?

No Brasil, a mão de obra no varejo é basicamente jovem e frequentemente lojas são o primeiro emprego de muitos garotos em busca de oportunidade no mercado de trabalho. Mas será que a juventude dos vendedores ajuda a piorar o atendimento das nossas lojas?

Uma experiência protagonizada na Inglaterra pelo McDonald`s, curiosamente um grande empregador de jovens no Brasil, sugere que sim: o atendimento seria melhor e o lucro da loja seria maior se gente madura tivesse mais chance no varejo. Uma pesquisa da escola de administração da Universidade de Lancaster em 400 restaurantes ingleses do McDonald`s mostrou que o nível de satisfação dos consumidores era maior em até 20 pontos percentuais nas lojas que empregavam na cozinha ou na equipe de gerentes pessoas com mais de 60 anos.

No Reino Unido, cerca de 60% dos empregados do McDonald`s tem até 21 anos e dos 71 mil funcionários, apenas 1.000 estão acima dos 60. Porém, isso pode mudar. Afinal, a pesquisa mostrou que o convívio dos jovens com os mais experientes traz ganhos para todos: trabalhadores, consumidores e para a própria empresa.

Aqui no Brasil, porém, o McDonald`s não tem planos de empregar gente mais velha. Aliás, nem o Mcdonalds nem a maioria dos lojistas. É uma pena. Por preconceito ou desinformação, podem estar perdendo uma chance de ouro de melhorar o atendimento e os ganhos das suas lojas.

Nenhum comentário: