Como costuma fazer todos os anos, a revista Seleções, com a ajuda do Ibope Inteligência, perguntou aos seus leitores em todo o país em quais marcas eles confiam mais. Foram investigadas 46 categorias de produto.
Apenas 3 marcas obtiveram mais de 60% dos votos em seu segmento - Omo, Kibon e Visa. Numa demonstração de como é dura a briga por mercado atualmente, em 28 categorias as líderes não passaram de 40% dos votos e a diferença para as rivais foi bem pequena. Outra conclusão interessante da pesquisa diz respeito à força das marcas regionais. Quando o líder nacional bobeia, as marcas locais ganham terreno, impulsionadas pelo bairrismo, familiaridade e adaptação ao gosto da região.
A pesquisa avaliou também as instituições brasileiras. As 10 mais confiáveis, pela ordem, são, os Correios, o Real, as Forças Armadas, o Casamento, os Jornais, as Rádios, a Igreja, as Empresas Multinacionais, as Revistas e a Televisão. Por outro lado, as 3 instituições menos confiáveis são os Transportes Públicos, o Governo e as Escolas Públicas. No terreno das profissões, 97% confiam nos bombeiros, mas apenas 2% confiam nos políticos. Também estão mal avaliados os corretores imobiliários, os advogados e os policiais. Para terminar, como era de se esperar, 98% confiam em Deus. Mas apenas 32% confiam nos vizinhos, veja só.
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