Pesquisa divulgada hoje pelo Ibope aponta uma queda na atividade comercial dos shoppings em 3 mercados – Rio, sao Paulo e Belo Horizonte. De acordo com Antonio Carlos Ruótolo, diretor de planejamento e atendimento da divisão de geonegócios do Ibope, com quem conversei, o movimento teria caído 2% em relação a junho do ano passado. No acumulado do primeiro semestre, o índice seria praticamente o mesmo de 2008, quando as vendas dos shoppings brasileiros foram bem fortes. A maior vartiacao negativa, de 5%, teria acontecido em BH. Em SP a retração teria sido de 2,5% e no Rio de - 1%.
Vale esclarecer que esse índice não se refere a vendas, mas sim ao fluxo de clientes nos shoppings. Apesar do Ibope garantir que os dados são coerentes com os resultados da PMC do Ibope, os números divulgados pelos shoppings apontam um desempenho melhor. Vale dizer que em maio o Ibope tambem anunciou queda de 2 pontos percentuais na atividade comercial dos shoppings e o IBGE, ao contrário, mostrou crescimento no volume de vendas do varejo de 4%.
Em resumo, o MercadoFlux, do Ibope, deve ser lido com cuidado, porque mede com precisão o fluxo de clientes e não as vendas das lojas. E, no mundo dos shoppings, nem sempre menos tráfego significa menos transações.
Um comentário:
Interessante comentário, é isso mesmo, o que a pesquisa está afirmando é que menos gente foi ao shopping, e não significa menos compras. Importante ler a pergunta e os resultados das pesquisas que são divulgadas.
Postar um comentário