quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Produtos de beleza e higiene caíram em 2008, mas vendas diretas e farmácias cresceram
Estudo divulgado hoje pela Nielsen Brasil mostrou que depois de alguns anos de crescimento elevado, os produtos de higiene e beleza venderam menos 2% em volume no ano passado, em relação a 2007. A queda foi fortemente influenciada, veja só, por produtos relacionados ao banho, tais como xampu, condicionador, sabonete e desodorante.
Ainda segundo a Nielsen, isso teria acontecido em função do aumento do preço do sabão, do crescimento dos tratamentos capilares especiais, como escovas progressivas, que exigem menos lavagens e por causa do verão menos quente que tivemos em 2008, que teria resultado em menos banhos por parte dos brasileiros.
Porém, apesar das vendas totais de produtos de higiene e beleza terem decrescido em 2008, dois canais se destacaram. O primeiro foi o porta a porta, tradicionalmente muito forte nestas categorias de produto. Para dar uma idéia, no ano passado 3,4 milhões de novos consumidores compraram produtos diretamente de consultoras e revendedoras.
O outro canal que registrou um bom desempenho foi o das farmácias, que tiveram crescimento de 1,3% no volume de vendas. Quem puxou esse índice para cima foram as classes de melhor poder aquisitivo e também lares formados por casais separados, casais sem filhos ou adultos morando sozinhos, gente que adora a conveniência que a farmácia da esquina proporciona.
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