quarta-feira, 24 de junho de 2009

No futuro TV e internet vao se misturar

Quantos dias você conseguiria ficar sem assistir TV em troca de USD 350? A Razorfish fez esse teste e descobriu que, por essa quantia, os americanos aguentam apenas 2 dias longe da telinha. As fotos exibidas por Andrew Pimentel, diretor de planejamento da Razorfish, no seminário que fechou o primeiro dia aqui em Cannes, eram hilariantes. Mostravam famílias privadas da TV jogando cartas, brincando de Banco Imobiliário ou ouvindo a mae tocar piano na sala, com cara de tédio total. Em compensaçao, no momento em que a TV voltava a ser permitida, os rostos demonstravam quase euforia. Diante dessa relaçao de intensa dependência, cabe anunciar que a TV agoniza?

A pesquisa mostrou que TV hoje está relacionada a relaxamento, aprendizado, consumo, escapismo e fantasia. Mas é basicamente uma experiência passiva. Isso provavelmente vai mudar com o tempo. No futuro, ela deve absorver conceitos da internet e será fortemente influenciada pelas redes sociais. Dessa forma, poderemos navegar pelos canais tradicionais, os mais populares, os mais assistidos e ainda conhecer os programas preferidos de celebridades ou de amigos. Será possível seguir a programaçao recomendada por algumas pessoas e trocar ideias com outras, em tempo real, sobre o que passa na TV. Isso significa, afinal, que a televisao se tornará mais pessoal, portátil, o conteúdo será mais controlado pelo usuário e os próprios telespectadores se tornarao canais que poderao ser acompanhados. Por outro lado, as emissoras e seus anunciantes saberao exatamente com quem estao falando e poderao interagir com essa gente em tempo real.

A boa sacada da Razorfish é que a TV vai se misturar com a internet, tornando-se um eficiente veiculo de construçao de marcas e vendas ao mesmo tempo.

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