quarta-feira, 24 de junho de 2009

Mídia e o entretenimento vão se tornar ainda mais digitais nos próximos 5 anos


A mídia e o entretenimento devem se tornar ainda mais digitais nos próximos 5 anos. Quem garante é a Pricewaterhouse Coopers, que comandou palestra no 2o dia de Cannes. Levantamento realizado em 48 países, inclusive o Brasil, mostrou que os problemas econômicos, a mudança no comportamento dos consumidores e o surgimentos de novos modelos de negócio baseados na publicidade online devem acelerar a migraçao dos investimentos das empresas em publicidade e entretenimento para o universo digital. Essas mudanças favorecem a fragmentaçao do mercado e estimulam o surgimento de novos modelos de negócio, fundamentados em personalizaçao, uso cruzado de canais e plataformas e também inovaçao.

Isso significa que em 2013 os investimentos digitais representarao 31% do total - em 2008, eles somam 21%. A PWC estima que os gastos em mídia e entretenimento devem aumentar em média 2,7% ao ano nos próximos 5 anos. No entanto, este crescimento nao será homogêneo. A partir de 2011, quando a recuperaçao econômica deve ocorrer, na visao da consultoria, o avanço acontecerá em taxas de 5,9% ao ano. Nos anos de recessao, provedores de acesso a internet, veículos online e de TV paga devem continuar apresentando bom desempenho. Depois, todos os setores voltam a crescer, embora sem alcançar o mesmo patamar de antes. "A mudança foi estrutural, os gastos com publicidade, por exemplo, nao voltarao ao mesmo nível de antes da crise", afirmou Marcel Fenez, que apresentou o estudo aqui no Palais.

No Brasil, a situaçao será semelhante, acredita Fenez. Dados apresentados durante a palestra mostram que os investimentos em mídia e entretenimento entre 2009 e 2010 devem cair 0,1% apesar do incremento no PIB do país. Por outro lado, entre 2011 e 2013 a tendência é de aumento nos gastos em mídia e entretenimento de 7,9%, percentual superior aos 7,7% de crescimento do PIB.

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