Isso significa que em 2013 os investimentos digitais representarao 31% do total - em 2008, eles somam 21%. A PWC estima que os gastos em mídia e entretenimento devem aumentar em média 2,7% ao ano nos próximos 5 anos. No entanto, este crescimento nao será homogêneo. A partir de 2011, quando a recuperaçao econômica deve ocorrer, na visao da consultoria, o avanço acontecerá em taxas de 5,9% ao ano. Nos anos de recessao, provedores de acesso a internet, veículos online e de TV paga devem continuar apresentando bom desempenho. Depois, todos os setores voltam a crescer, embora sem alcançar o mesmo patamar de antes. "A mudança foi estrutural, os gastos com publicidade, por exemplo, nao voltarao ao mesmo nível de antes da crise", afirmou Marcel Fenez, que apresentou o estudo aqui no Palais.
No Brasil, a situaçao será semelhante, acredita Fenez. Dados apresentados durante a palestra mostram que os investimentos em mídia e entretenimento entre 2009 e 2010 devem cair 0,1% apesar do incremento no PIB do país. Por outro lado, entre 2011 e 2013 a tendência é de aumento nos gastos em mídia e entretenimento de 7,9%, percentual superior aos 7,7% de crescimento do PIB.
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