O sábado passado, ultimo dia do festival de publicidade de Cannes, trouxe uma boa surpresa para a propaganda brasileira. A DM9DDB ganhou o prémio de Agencia do Ano desse festival e a também brasileira Almap BBDO ficou em segundo lugar. Esse premio é entregue à agencia que individualmente recebe mais leões e classifica mais peças para o short list.
Isso é ótimo para a imagem da criatividade nacional. E deve ainda detonar uma onda de ufanismo publicitário. O próprio presidente da DM9, Sergio Valente, deu o pontapé inicial na campanha, ao receber o premio sábado a noite. Imitando Barack Obama ele disse simplesmente “Yes, we can”, uma afirmação de que a propaganda brasileira nao deve nada a ninguém.
Mas será que o resultado foi mesmo tão bom assim para o Brasil? Bem, design, peças impressas e mídia foram o destaque, concentrando 20 leoes. Mas categorias importantes como promo e marketing direto saíram de mãos abanando e Cyber, que sozinha deu 23 leoes ao Brasil em 2005 esse ano rendeu apenas 2 trofeus.
No frigir dos ovos, ganhamos 32 leoes, 10 a menos que no festival do ano passado. A DM9 e a Almap juntas levaram 17 leoes, pouco mais da metade do total. As outras agencias premiadas ganharam um leão cada.
Ou seja, nao foi bem a propaganda brasileira que brilhou em Cannes. Foram 2 agencias especificas. Parabéns para elas.
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