terça-feira, 30 de junho de 2009

Os prêmios mais cobiçados de Cannes foram para a campanha de Obama

As categorias mais importantes do festival de publicidade de Cannes são a de campanhas integradas e a de Titanium. Campanhas integradas são aquelas que utilizam vários meios harmoniosamente para amplificar a mensagem e expandir os resultados. Já Titanium celebra as idéias verdadeiramente inovadoras.

Pois bem, sabe quem ganhou o Grand Prix dessas duas categorias no festival de Cannes desse ano? A campanha que ajudou a eleger Barack Obama para a Casa Branca. É isso mesmo, uma campanha política mereceu os Leões mais cobiçados pelos publicitários.

E olha, foi merecido, viu? Para começo de conversa, Obama se apropriou de dois conceitos poderosos – Esperança e Mudança. Sua equipe de marketing conseguiu traduzir isso em um slogan espetacular – o “Yes, we can”, que em português significa “Sim, nós podemos”. E na estratégia, eles combinaram o uso da mídia de massa, para apresentar um candidato desconhecido ao grande publico americano, com as mídias digitais, para espalhar de boca em boca, e de mouse em mouse, a mensagem de Obama.

O resultado foi espantoso. Só em contribuições de eleitores o caixa da campanha recebeu meio bilhão de dólares. Obama usou o e-mail para conversar diretamente com seus eleitores e seus discursos foram vistos milhares de vezes no You Tube, assim como sua propaganda. Por tudo isso, ele mereceu sim levar os principais prêmios de Cannes esse ano.

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