segunda-feira, 18 de maio de 2009

Perdigão - mais uma grande marca brasileira deve desaparecer

Tudo indica que mais uma das grandes marcas brasileiras começa a desaparecer. Está quase tudo pronto para o anuncio da fusão entre a Sadia e a Perdigão, que juntas passariam a compor a empresa Brasil Foods. Mas, afinal, esse negócio é bom para o consumidor? Provavelmente não. As duas marcas juntas respondem por 70% das vendas de carnes congeladas e 80% do mercado de massas prontas. Isso para dar apenas dois exemplos. E todo mundo sabe que menos competição significa também menos descontos nos preços, menos promoções, menos pressão por inovação e por ai vai.

Para driblar possíveis restrições do CADE, órgão do governo que deveria proteger o mercado em casos como esse, as marcas Sadia e Perdigão ainda existiriam de maneira independente por mais um ano. Depois desse tempo, provavelmente, restaria apenas o nome Sadia, que é o mais forte. O sumiço da Perdigão seria gradual, mas também inevitável. Assim como a marca Unibanco vai aos poucos sendo descartada pelo Itaú, da mesma maneira como até nos aviões pintados com as cores da Varig os comissários já usam uniforme da Gol, o nome Perdigão logo logo ficará apenas na memória dos saudosistas.

Como adiantou no final de semana o jornal O Estado de São Paulo, a atriz Marieta Severo, que interpreta em um seriado de TV uma típica dona de casa de classe media, será a encarregada de anunciar a novidade às nossas grandes famílias.

Nenhum comentário: