terça-feira, 19 de maio de 2009

Ibope apresenta retrospectiva do TGI - "10 anos, 10 tendências"

Na 6a feira passada o Ibope Mídia reuniu clientes e amigos em seu auditório, em São Paulo, para uma apresentar o estudo inédito “10 anos, 10 tendências”, um resumo dos movimentos comuns nos mercados latino-americanos na última década, a partir de dados do TGI – Target Group Index. “A ferramenta é um importante sinalizador de tendências, movimentos e um excelente provedor de insights”, explicou Dora Câmara (foto), diretora comercial do Ibope Mídia e uma das apresentadoras do evento.

O levantamento mostrou que, de uma forma geral, os latinos estão satisfeitos com o padrão de vida que alcançaram, mas pessimistas com o futuro. A exceção são os brasileiros e os colombianos, que se mostraram mais esperançosos com o futuro que seus colegas de continente. Outro fator em comum é a familiaridade crescente com a realidade digital. A penetração da internet nos mercados latinos cresceu 51% entre 2003 e 2008, com destaque para Equador e Colômbia. A maior parte (61%) dos internautas brasileiros acessam a web por suas residências, já entre os peruanos o local de acesso mais comum (60%) é a partir de locais públicos. A telefonia móvel já atinge 65% da população latino-americana, índice bem próximo da telefonia fixa domiciliar, hoje na casa dos 67%.

Do ponto de vista do comportamento, os adolescentes latinos estão conectados – 8 em cada 10 declararam ter usado a internet nos últimos 3 meses – priorizam a preocupação com a auto-imagem e com a proteção ambiental. Já as mulheres, precisam se equilibrar entre os deveres familiares e profissionais - a inserção do público feminino no mercado latino de trabalho cresceu 15% entre 2002 e 2008. Por outro lado, elas ganharam mais autonomia e independência financeira nestes últimos 6 anos.

Nenhum comentário: