sexta-feira, 29 de maio de 2009

Best Buy investe em marcas próprias para ampliar margens

Deu no Wall Street Journal - a Best Buy, rede líder em eletrônicos nos EUA, está expandindo sua linha de eletrônicos de marca própria para ganhar vantagem competitiva sobre as rivais Wal-Mart e Amazon. As vendas dos produtos de marca própria da Best Buy aumentaram 40% no ano passado, mesmo com a queda nas vendas totais e na lucratividade. A rede possui cinco marcas: Insignia e Dynex (televisões), Rocketfish (cabos de vídeo), Geek Squad (flash drives) e Init (acessórios eletrônicos).

Porém ter marcas próprias também pode trazer problemas como, por exemplo, prejudicar o relacionamento com alguns fabricantes, insatisfeitos por ver que a Best Buy virou também um concorrente direto. Outro perigo potencial é a má qualidade eventual do produto de marca própria afetar a reputação da loja. Foi o que ocorreu no início de abril deste ano, quando a Best Buy teve de recolher 13.000 televisões de 26 polegadas da marca Insignia, em meio a reclamações de que o aparelho pegou fogo na casa de dois consumidores.

Nenhum comentário: