quarta-feira, 13 de maio de 2009

Além de ajudar a vender, marketing precisa ser politicamente correto, concorda?

Ontem, o STF rejeitou a ação de inconstitucionalidade impetrada pela Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), contra a lei antifumo proposta pelo Governador José Serra. Isso significa na prática que a proibição de fumar em locais fechados, incluindo bares e restaurantes, será mesmo implantada em breve em São Paulo.

Na semana passada a Abrasel já havia distribuído um manifesto à sociedade, protestando contra medidas do governo que ela julga serem prejudiciais ao negócio dos seus associados e limitadoras da liberdade dos brasileiros. Os exemplos dessas tais arbitrariedades citados pela Abrasel, porém, não poderiam ser mais polêmicos – a associação reclama entre outras coisas da já mencionada lei antifumo, da Lei Seca e da obrigação de informar ingredientes e calorias dos pratos nos cardápios.

Nesses tempos em que os bancos voluntariamente se dispõem a orientar os clientes sobre o uso consciente do dinheiro, em que marcas de cerveja fazem (boas) campanhas sobre o amigo da turma que não bebe para dirigir o carro depois e levar os outros para casa, e redes de fast food promovem o estilo de vida saudável, atacar iniciativas que visam resguardar o bem estar da população é, no mínimo, politicamente incorreto.

Receio que o marketing da Abrasel esteja dando um tiro no pé. Concorda?

Um comentário:

Leandro Cianconi disse...

As regras mudam, os hábitos mudam e aos invés das indústrias repensarem seus modelos de negócio de maneira criativa e inteligente, gastam forças com o inevitável.