Enquanto muitos economistas fazem previsões sombrias para o futuro do país, o varejo vai levando a sua vidinha, sem maiores percalços. Ontem, o IBGE divulgou os resultados da sua Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), referente a fevereiro deste ano. Assim como já havia acontecido em janeiro, o volume de vendas subiu 3,8% na comparação com fevereiro de 2008. Somando os dois primeiros meses do ano, o crescimento chega a quase 5%.
Quem puxou essa média para cima foram os supermercados, que aumentaram o volume em 5,6%. A explicação para esse bom desempenho está na elevação da renda dos brasileiros, que subiu mais de 6% em fevereiro, também segundo o IBGE. Na verdade, dos 10 grupos do comercio varejista, nada menos que 8 apresentaram crescimento, inclusive o segmento de automóveis, motos e peças. Os destaques negativos foram as lojas de móveis e eletrodomésticos, ainda sofrendo com os problemas de crédito, e o importante setor de tecidos, vestuário e calçados. Esse mercado, em boa parte composto por itens supérfluos, tem sofrido um bocado com a cautela dos consumidores, assustados com as notícias ruins sobre a economia do país.
Do ponto de vista regional, apenas 6 unidades da federação tiveram queda nas vendas, entre elas Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Por outro lado, São Paulo, Rio, Paraná e Bahia foram os que mais ajudaram a formar esse resultado positivo.
Um comentário:
Olá Marinho!
Você acredita que com a redução do IPI da linha branca, as lojas de eletrodomésticos tendem a se recuperar?
E qual o critério que o governo usa pra que tal abatimento seja realizado? Já temos os descontos de automóveis, materiais de construção e agora a linha branca. O que mais podemos esperar?
Um grande abraço.
Eder
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