segunda-feira, 27 de abril de 2009

Tem mais blogueiro do que bombeiro nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos há mais pessoas ganhando a vida como blogueiro do que como programador de computador ou bombeiro, você acredita? Reportagem publicada na semana passada pelo Wall Street Journal revelou que hoje cerca de 450 mil americanos vivem exclusivamente de postar textos em blogs. Para efeito de comparação, vale dizer que existem 556 mil advogados nos Estados Unidos. Isso significa que o exercito dos blogueiros já equivale a 81% dos advogados na terra do Barack Obama.

Alguns desses blogueiros trabalham para empresas cuidando dos blogs corporativos. Outros são pagos para avaliar produtos e serviços. Há ainda aqueles que possuem o seu próprio blog e vivem da publicidade veiculada nele. Estima-se que um blogueiro que tenha 100 mil visitantes únicos mensais em seu blog possa tirar mais de 10 mil reais por mês. A soma daqueles que tem sua única fonte de receita nos blogs com os que faturam algum trocado com esse tipo de trabalho, representa cerca de 1% da população adulta americana.

Esse volume todo de informação gerado pelos blogs contrasta com o declínio de outra profissão importante, a dos jornalistas. Somente em Washington, capital americana, a quantidade de jornalistas em veículos locais caiu 80% nos últimos anos. Por isso mesmo é cada vez mais importante saber o que andam falando sobre você e a sua marca nos blogs da vida.

Nenhum comentário: