Ontem saiu a pesquisa CNT/Sensus, feita agora no comecinho de março com 2 mil brasileiros, em 136 municípios de 24 estados. Ou seja, uma amostra bem significativa. Além de avaliar a popularidade do presidente e fazer algumas simulações para as eleições de 2010, a pesquisa também mediu o nível de preocupação dos brasileiros com a crise. Uma das conclusões do estudo é que emprego hoje é algo que tira o sono de muita gente.
Nada menos que 39% dos entrevistados conhece alguém demitido do emprego. As expectativas também são ruins – 45% têm medo de ser mandado embora. E esse receio não é exclusividade dos operários da indústria, não. Tem muito executivo já montando o seu plano B, ou seja, se precavendo caso receba uma notícia ruim do patrão.
É aí que entram as franquias. Eu conversei essa semana com a Filomena Garcia, que é diretora da Cherto, uma empresa de consultoria especializada no assunto, e ela me disse que somente agora, no 1o trimestre de 2009, a procura por franquias aumentou 52%.
O bom desempenho do setor, é claro, ajudou a fomentar o interesse – em 2008 o faturamento das lojas franqueadas no país cresceu 19,5%, bem mais do que os 9% registrados pelo IBGE para o varejo brasileiro em geral. Para você ter uma idéia, hoje cerca de 72% das lojas de uma praça de alimentação nos shoppings brasileiros são franquias e 45% das outras lojas também. Ou seja, é um setor muito forte.
Mas a razão principal para esse boom das franquias é mesmo a preocupação dos executivos com seus empregos atuais. A Filomena me contou que tem sido comum ver executivos abrir uma ou duas loja e colocar alguém de confiança para operar a franquia. Quando o executivo abre a terceira, ai em geral ele pede demissão e vai se dedicar exclusivamente ao próprio negócio. Isso significa que o segmento de franquias deve se profissionalizar, ganhando melhores operadores e com isso turbinar ainda mais seus resultados.
Para facilitar a vida de quem quer encontrar uma franquia, a Cherto abriu em São Paulo uma loja, onde os clientes podem escolher uma entre 47 marcas disponíveis, de diferentes segmentos. É a ‘Franchise Store’, que até 2010 vai se tornar ela própria uma franquia espalhada por outros 11 estados. Além de informações sobre os franqueadores, investimentos necessários e características do mercado, a ‘Franchise Store’ vai ainda neste 1o semestre do ano agregar dois novos serviços – um painel de lojas disponíveis para locação nos principais shoppings da cidade e linhas de financiamento para a implantação das novas lojas.
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