sexta-feira, 27 de março de 2009

Do preço do Ovo de Páscoa, 28% são impostos

Muitos brasileiros acham que pagam pouco imposto porque levam em consideração apenas o Imposto de Renda e desconhecem os altos tributos embutidos nos preços dos produtos. Porém o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT está aí mesmo para nos ajudar a lembrar o tamanho do apetite do Leão.

Agora, às vésperas da Páscoa, o IBPT divulgou a carga de impostos que incidem sobre alguns dos produtos que tradicionalmente compramos nesta época. Você sabia, por exemplo, que 28% do valor total dos ovos de chocolate são destinados aos cofres públicos? Veja abaixo tabela com mais produtos e sua tributação.

- Bacalhau: 43,78%
- Bombom: 37,61%
- Coelhinho de pelúcia: 29,92%
- Colomba pascal de chocolate: 38,68%
- Colomba pascal tradicional: 36,02%
- Vinho: 54,73%

Seria ideal se o consumidor soubesse quanto paga exatamente de tributos em cada um desses produtos. Talvez desse mais valor ao dinheiro mal gasto pelos gestores públicos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente, eu concordo!
É uma pena o fato de os brasileiros terem problemas de memória!
Certa vez o PROCON realizou um movimento na cidade em que moro, "O dia sem imposto" fez a entrega de uma cartilha dos produtos mais consumidos pelos brasileiros com os preços com e sem imposto, a diferença visivelmente ENORME.
Realmente lamentamos que os consumidores brasileiros não reconheçam o quanto pagamos aos cofres públicos que a cada dia demonstra de diversas maneira que nossos impostos são mal gastos.
Obs: Adoro seu Blog, esta de PARABÉNS!!!!