quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Varejo financia mais com pré-datado e eleva proporção de cheques sem fundo

No final do ano passado, financiar as compras ficou bem mais complicado para o consumidor brasileiro. Muitos bancos e financeiras não apenas elevaram os juros como ainda por cima dificultaram o acesso ao crédito para se proteger contra a inadimplência, que eles apostam que vai aumentar no país. Como quem não tem cão caça com gato, o varejo ressuscitou um velho aliado para parcelar por conta própria as compras de seus clientes. Eu estou falando do cheque pré-datado.

Porém, como boa parte dos comerciantes não costuma tomar o cuidado necessário, na hora de checar os dados dos clientes, e trata uma venda a prazo como se fosse à vista, o número de cheques voadores aumentou um pouquinho agora em janeiro. De acordo com relatório divulgado ontem pela Serasa Experian, foram devolvidos por insuficiência de fundos no mês passado 2 milhões e 400 mil cheques no Brasil. Isso significa 2,3% de todos os cheques compensados no país.

Na comparação com janeiro de 2008, a emissão de cheques sem fundos aumentou em cerca de 20% . Porém, em números absolutos, houve mais voadores em 2008 do que agora em 2009, porque a quantidade de cheques em circulação no ano passado era bem maior. São Paulo, Rio, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais foram, nessa ordem os estados com menor proporção de cheques devolvidos. Por outro lado, nas regiões Norte e Nordeste a inadimplência com cheques foi maior que a media nacional.

Nenhum comentário: