terça-feira, 3 de março de 2009

Uma loja para deixar a sua casa mais verde


Se você acha que essa nova onda verde que anda fazendo a cabeça dos consumidores nos quatro cantos do planeta é apenas mais uma moda de verão, pode ser que você esteja redondamente enganado. Muita gente está de fato adotando um novo jeito de viver, mais consciente e preocupado com as questões sócio ambientais. Para você ter uma idéia, mesmo nos Estados Unidos, onde a crise econômica tem feito os consumidores preferirem marcas mais baratas, mais e mais pessoas estão adaptando suas casas para reduzir os danos ao meio ambiente.

E como seria de se esperar, já existem também lojas especializadas em ajudar essa gente a abraçar o verde. O Springwise mostrou que em Nova Iorque, abriu uma loja chamada Green Depot, que vende tintas que não liberam substâncias tóxicas, lâmpadas que consomem menos energia e produtos de limpeza menos poluentes. Aliás, esses produtos podem ser comprados a granel, o que incentiva o cliente da Green Depot a trazer os frascos antigos do produto para serem enchidos de novo na loja.

Isso tudo é fruto de uma mudança importante na visão de mundo dos consumidores, especialmente nos países desenvolvidos. Depois de perceber que o consumismo desenfreado não melhorou em quase nada suas vidas, eles resolveram voltar-se para valores mais consistentes. O resultado é uma preocupação crescente com o social e o meio ambiente. O planeta, penhorado, agradece.

Nenhum comentário: