sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Pesquisa com CMOs mostra que Apple é a referência em marketing


Hoje, em meio as turbulências causadas pela crise global e pela feroz concorrência de mercado, os profissionais de marketing vivem acompanhando o movimento das outras empresas, mesmo que nao sejam concorrentes diretas, para ver o que elas estao fazendo de bom. E sabe quem anda sendo mais observada ultimamente? Pesquisa recente, feita com 180 chefões de marketing de empresas americanas, mostrou que hoje, de longe, o modelo mais admirado é o da Apple. Para se ter uma ideia, 28% dos entrevistados indicaram a empresa de Steve Jobs como o exemplo a ser seguido. Em 2o lugar, com apenas 4% dos votos ficaram a Coca-Cola e a Procter & Gamble.

Se de um lado a Apple, que investe pesado em inovacão, é muito admirada, de outro os responsáveis pelo marketing das maiores marcas americanas admitem que sao poucos os seus colegas que tentam novos caminhos. Segundo eles, a maior parte das empresas está estagnada e demonstra falta de imaginação.

A pesquisa mostrou ainda que na hora de contratar novos profissionais para seus times, esses executivos valorizam principalmente pensadores criativos, pessoas inspiradoras e com liderança, capacidade de executar projetos eficientemente e uma abordagem moderna aos negócios. No que diz respeito às agencias de propaganda, a pesquisa mostrou que 60% delas atendem às expectativas dos chefes de marketing, mas apenas 24% excedem essas expectativas.

Um comentário:

++ Rodolfo Araújo ++ disse...

Luiz, acho que isso ainda é um pouco do halo effect causado pelo iPod...

Abraço, Rodolfo.