Na 6a feira passada fez 30 anos que a 1a loja do McDonald’s no Brasil foi inaugurada. Foi na Rua Hilário de Gouveia, em Copacabana, onde por coincidência eu também morava. Lembro bem do impacto do ambiente limpo, dos uniformes listrados e do atendimento unificado – no Bob’s, que era a referência para os cariocas na época, você precisava comprar a ficha no caixa e depois pedir no balcão. Foi a marca do Ronald McDonald quem trouxe para o país o sistema em que o próprio caixa recebia o pedido, cobrava e entregava o produto. Hoje todo mundo adota o mesmo padrão.
Mas nem tudo eram flores. O pepino no sanduíche parecia uma forçada tentativa de ensinar o brasileiro a apreciar o discutível paladar americano. Quando alguém pedia, por exemplo, um cheeseburguer sem pepino, a demora era longa e inexplicável. A maioria preferia tirar com a mão o pepino – algo que faço até hoje.
O fato é que a marca dos arcos dourados emplacou no Brasil. Para você ter uma ideia, de cada R$ 10 gastos no Brasil em fast food, cerca de R$ 4 são no McDonald`s. Como consequência, 7% das despesas totais das famílias brasileiras em restaurants e lanchonetes são realizadas em alguma das 565 lojas da rede, espalhadas pelos 4 cantos do país. Esses dados são da FGV.
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