Muitos especialistas andam dizendo por aí que em função da crise a internet vai ganhar mais espaço e roubar uma fatia considerável das verbas publicitárias que hoje são direcionadas para as mídias tradicionais, especialmente a TV. Bem, eu não contaria com isso. Para começo de conversa, historicamente os executivos de marketing tendem a se comportar de maneira ainda mais conservadora em tempos difíceis, arriscando menos e apostando mais nas soluções já conhecidas. Além disso, estudos recentes tem mostrado que a TV continua sendo o meio que mais influencia o comportamento de compra dos consumidores.
Uma dessas pesquisas foi feita pela Deloitte, entre setembro e outubro do ano passado, em 5 países: Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Japao e Alemanha. Eles entrevistaram usuários da internet brasileira e descobriram que para nada menos que 75% dessas pessoas a TV é o meio que impacta com mais força suas decisões de compra. Depois, pela ordem, vêm as revistas, a mídia digital, o radio e o jornal. Nos Estados Unidos e no Japão esse percentual é ainda maior e fica perto de 90%. É verdade que aos poucos as marcas e suas agências vao aprendendo a usar melhor novas mídias como as redes sociais na internet, o telefone cellular e os video games. Mas a TV continua reinando como o mais importante canal de comunicação e vendas para as marcas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário