Seth Godin é um daqueles gurus de marketing que possuem um exército de fãs e seguidores. Nada mais natural, portanto, que seu novo trabalho aborde o tema das ‘tribos’, fenômeno definido por ele no livro como ‘um grupo de pessoas conectadas umas às outras, conduzido por um líder e unido em torno de uma idéia”. Afinal, ele próprio lidera uma numerosa comunidade.
Há uma década Godin mantém o hábito de publicar todos os anos um livro curto sobre as mudanças no mundo dos negócios provocadas pela realidade digital. Coerente defensor da tese de que o poder conquistado pelos indivíduos desafia a mídia tradicional, Godin desta vez conclama seus leitores a assumir o papel de liderança em uma tribo, para mudar o mundo e ao mesmo tempo afastar a pasmaceira de suas vidas. Para mostrar que isso é possível, o autor recheia ‘Tribes’, lançado em outubro do ano passado nos Estados Unidos e ainda sem tradução para o português, com exemplos de pessoas comuns que reuniram naturalmente discípulos em torno de si e realizaram grandes feitos.
O principal problema de ‘Tribes’ é tentar ao mesmo tempo analisar os princípios que norteiam a formação das comunidades orientadas pelas idéias e funcionar como uma espécie de guia de auto-ajuda. Acaba não fazendo direito nem uma coisa nem outra.
TRIBES – WE NEED YOU TO LEAD US | SETH GODIN
Editora Penguin, 151 páginas, R$ 51,67 na Livraria Cultura (www.livrariacultura.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário