segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

PCs têm queda brusca nas vendas no Brasil

A crise bateu também às portas do mercado de computadores no Brasil. Reportagem publicada hoje pelo jornal Valor Econômico mostra que as projeções do setor apontam para uma queda de cerca de 10% nas vendas de computadores pessoais no 4o trimestre do ano passado, na comparação com o mesmo período de 2007.

A notícia merece destaque porque é a primeira vez em 4 anos que esse mercado anda para trás. Para você ter uma idéia, entre 2004 e 2007 a indústria de computadores no país cresceu em ritmo superior a 80% ao ano. Boa parte do boom na venda dos PCs foi causado pelo barateamento do produto. Afinal, durante os anos de vacas gordas o preço médio dessas máquinas caiu praticamente pela metade aqui no Brasil.

Porém, assim como os veículos e os eletrodomésticos, as vendas dos computadores dependem fortemente do crédito. E como se sabe, a concessão de crédito ficou mais cara e difícil. Além disso, a subida do dólar provocou também aumento no preço dos produtos e componentes importados.

O resultado foi uma freada brusca na venda de PCs no final de 2008. Estima-se que tenham sido vendidos no país cerca de 2 milhões e 700 mil computadores nos últimos 3 meses do ano passado, contra pouco mais de 3 milhões de máquinas em 2007. Esse cenário, segundo os especialistas, deve se repetir no começo de 2009.

Nenhum comentário: