terça-feira, 7 de outubro de 2008

Pesquisa: 'A marca na agenda dos CEOs' - outros dados

Na coluna dessa 4a feira no Blue Bus, eu comento uma pesquisa feita pela Troiano com 50 presidentes de empresas que operam no Brasil, entre 2007 e 2008, sobre o crescente envolvimento desses executivos com a gestão de suas marcas. Veja agora outros dados não incluídos no texto:

- As maiores preocupações dos CEOs são: inovação (75%), gestão de marcas (69%), governança corporativa (52%), responsabilidade social e ambiental (40%) e reputação corporativa (40%)

- A satisfação desses CEOs com o desempenho de suas marcas é apenas regular:

Nada satisfeito: 2%

Pouco satisfeito: 21%

Satisfeito: 42%

Muito satisfeito: 33%

Sem informação: 2%


- O papel da marca nos negócios da empresa, na visão dos CEOs:


Marca agrega valor: 63%

Marca diferencia dos concorrentes: 56%

Marca atesta qualidade: 52%

Marca impulsiona vendas e melhora as margens: 50%

Marca sinaliza reputação e protege a empresa: 35%

Marca dá visibilidade: 21%


- Setores da empresa mais envolvidos com a administração de marcas:


Marketing, comunicação e propaganda: 75%

Trade marketing e comercial: 38%

Presidência e área corporativa: 23%

Gerência de produtos: 15%

P&D: 6%

Jurídica: 6%


- Parceiros mais regulares das empresas:


Agências de propaganda: 83%

Assessoria de imprensa: 53%

Instituto de pesquisa: 54%

Suporte de web: 31%

Escritório de design: 25%

Consultoria de marca: 23%

Nenhum comentário: