sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Para muita gente, tão difícil quanto vender será receber...

Apesar de o crédito ter ficado mais caro e do número de parcelas ter encurtado, muitos consumidores continuam com a intenção de comprar produtos de alto valor nesse fim de ano. Por trás desse aparente descaso com a crise, está a conhecida característica dos brasileiros de olhar apenas para o tamanho da prestação e não para o total da dívida que está assumindo. Muita gente acha que isso pode elevar a inadimplência dos consumidores. Para você ter uma idéia, segundo o Ibope Inteligência, 67% dos brasileiros estão endividados, ou seja, pagam algum empréstimo ou financiamento para o cartão de crédito, bancos, financeiras ou lojas.

O problema não está exatamente no endividamento da população e sim na capacidade dela de pagar a dívida. E é isso que começa a preocupar os especialistas. De acordo com a Serasa, a inadimplência em setembro desse ano foi 15,4% maior do que em setembro do ano passado. Nos 9 primeiros meses de 2008 a maior parte das dívidas em aberto foi com os bancos – o valor médio dessas dívidas era de 1.371,35. Depois dos bancos, vêm os débitos não pagos com cartões de crédito, financeiras e cheques sem fundo. Aliás, o volume de cheques devolvidos no mês passado chegou a 2 milhões e 100 mil, número 4% maior do que o de setembro de 2007.
Ou seja, vender não será o único problema dos empresários nesse fim de ano. O outro será receber.

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