domingo, 5 de outubro de 2008

Pesquisa sobre marcas e consumidor de baixa renda - mais dados

Na coluna dessa 2a feira no Blue Bus eu comento os resultados da pesquisa feita pelo Ibope e pela Troiano para medir a confiança dos brasileiros de baixa renda nas marcas - 3 mil pessoas foram convidadas a avaliar 64 marcas, entre cervejas, financeiras, fast food e operadoras de celular, atribuindo notas para preço, produto, distribuição, marca, comunicação e atendimento. Veja mais alguns dados desse estudo:

- Nas categorias de cervejas, fast food e operadoras de celular, o atributo mais determinante para e escolha de uma determinada marca pelos consumidores com renda familiar de até 3 SM é a qualidade do produto. Nas financeiras são as taxas e tarifas. Veja o gráfico de atributos por categoria:
Cervejas: no que diz respeito às cervejas, o percentual dos que privilegiam qualidade é bem expressivo - 62%.





- Financeiras: além de taxas e tarifas, também produto e atendimento possuem grande importância. - Fast Food: como era de se esperar, além de qualidade do produto o atendimento é também atributo essencial para as redes de fast food.


- Operadoras de celular: o preço é considerado fator decisivo para 28% dos entrevistados.


- Quando as notas de cada marca são somadas, numa escala de 0 a 100, apenas 3% delas (2 marcas) alcançaram índice de confiança superior a 60:
De 60 a 100 pontos: 3%
De 40 a 59 pontos: 3%
De 20 a 39 pontos: 17%
De 10 a 19 pontos: 14%
De 0 a 9 pontos: 63%

Um comentário:

Fernando Luz disse...

Muito bom! Vou até twittar! ;D