segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Pesquisa sobre as expectativas dos homens brasileiros - outros dados

Hoje, no Blue Bus, eu comento uma pesquisa feita pelo marketing da Rexona com homens brasileiros sobre suas expextativas para o futuro. Veja aqui outros dados desse estudo, não incluídos na coluna:

Tecnologia

· A maioria, 89% dos entrevistados, imagina que os equipamentos serão ainda menores e aproximadamente 85% acreditam que estes trarão recursos que facilitarão a vida das pessoas e desejam equipamentos que integrem mais funcionalidades.

· O maior destaque está no desejo da democratização da tecnologia, independentemente da classe social ou da idade do entrevistado - 87% afirmam querer que os avanços tecnológicos sejam acessíveis a todos.

· Apesar do aumento constante nas vendas de carros, 72% acreditam que mais pessoas usarão o transporte coletivo. Por outro lado, quase 50% deles imaginam que os carros serão individuais e aproximadamente 1/3 acham que será possível fazer exercícios dentro dos veículos durante o tempo de deslocamento.

· Sentir-se prontos para o futuro – a curto ou médio prazo – é uma idéia relevante para a maior parte dos entrevistados: 68% dos homens gostariam de ter hoje produtos que os deixam prontos para os desafios que virão. Além disso, 74% dizem esperar por produtos que não apenas resolvam seus problemas, mas que antecipem suas necessidades.

Trabalho

· Encontrar uma atividade que traga realização profissional e boa remuneração no futuro é a preocupação de 80% dos entrevistados quando questionados em relação ao trabalho.

· 75% dizem que aprender a lidar com as tecnologias que estão por vir nesta área será um desafio.

· 91% acreditam que as mulheres ficarão cada vez mais independentes e 57% acham que em 20 anos, serão elas que dominarão o mercado de trabalho.

· A pesquisa apontou também grande preocupação acerca das cobranças que irão sofrer: 84% dos entrevistados acreditam que serão mais cobrados em relação ao seu desempenho em áreas como trabalho e família. Esta é a opinião de quase 90% dos paulistanos.

· Além disso, 77% dos entrevistados acham que serão mais cobrados inclusive em relação à aparência. Tanto que 79% estão atentos à forma física hoje e 75% já sinalizam preocupar-se com este item para o futuro. Para 90% deles, a boa aparência e higiene pessoal são capazes de transmitir uma imagem de sucesso.

Relacionamentos

· É interessante notar que, apesar de imaginarem que serão mais cobrados como homens, e que as mulheres estarão mais independentes, são poucos os que têm sua auto-confiança abalada por tais expectativas quando o assunto é relacionamento amoroso – apenas 35% acreditam que será mais difícil conquistar as mulheres, um índice um pouco superior entre os paulistanos (42%). Os cariocas parecem mais confiantes, pois apenas 25% concordam com isso. Já entre os recifenses, este percentual é de 34%.

· As principais mudanças projetadas sobre relacionamentos amorosos tratam de liberdade. Cerca de 80% acham que as relações serão mais liberais e desimpedidas. Apesar de imaginarem o futuro com relações bastante liberais, o desejo nessa direção é bem menor, com apenas 45% em comparação ao índice dos entrevistados que gostariam que as pessoas levassem os relacionamentos mais a sério no futuro 88% .

· É grande também a porcentagem dos que acham que os meios de comunicação virtuais vão facilitar cada vez mais os relacionamentos entre as pessoas: cerca de 75%. No entanto, 82% dos entrevistados desejam que no futuro, as pessoas não percam o contato físico.

· 60% dos homens entrevistados parecem já ter encontrado o equilíbrio entre liberdade e estabilidade nos relacionamentos, uma vez que gostariam que os relacionamentos permanecessem como estão. Mas, 65% acham que os relacionamentos durarão menos no futuro.

Um comentário:

Beto Bina disse...

Excelente contribuição, Marinho!

Muito obrigado.