quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Na Apple Store, serviço é marketing

A Apple continua mostrando porque é uma das empresas mais inovadoras do mundo. Agora, ela resolveu investir ainda mais no atendimento aos clientes nas suas lojas, chamadas de Apple Stores. Pra isso, ela aumentou o número de “concierges”, que são funcionários posicionados perto das entradas, que cumprimentam e orientam os clientes assim que eles entram na loja. Sempre com um sorriso no rosto, os concierges perguntam gentilmente o que os clientes procuram e como podem ajudá-los.

Esse é só mais um exemplo de como a Apple está redefinindo a experiência de comprar em uma loja. É possível perceber em cada detalhe da Apple Store a filosofia “serviço é marketing”. De fato, ao resolver problemas, apontar soluções e eliminar o estresse causado pelo mau funcionamento eventual de um produto, os funcionários da Apple realmente produzem um marketing de alto impacto.


A presença ostensiva dos “concierges”, além de mostrar que a ajuda na loja é acessível, lembra ainda aos consumidores que a marca possui autoridade, expertise e paixão. Detalhe - esses funcionários não são comissionados nem são pressionados para gerar vendas a partir dessa ajuda que oferecem, o que só aumenta o encantamento dos clientes. Esse diferencial se torna ainda mais poderoso quanto a gente pensa nas outras lojas, onde os empregados apenas tiram pedidos e não conhecem bem os produtos que vendem.

Um comentário:

João M. A. da Silva disse...

Marinho, claro que o salário desses funcionários devem compensar a falta de comissão. Não sendo "os chatos" que tem alguns aqui no Brasil a idéia é boa.